26 de nov. de 2015

Óleo de Rícino



Extraído daquela velha munição de guerra (mamona) que nos divertia na infância, agora nos é uma grande fonte de hidratação e fortalecimento do cabelo e couro cabeludo.

O óleo de rícino há tempos usado como laxante, também possui diversas funcionalidades para tratamentos de beleza, como por exemplo, ajudar a crescer o cabelo. Não encontrei nenhum indício de comprovação cientifica de que o óleo de rícino seja capaz de auxiliar no crescimento capilar, mas parece que ele fortifica e de certa forma limpa o couro cabeludo tornando possível o surgimento de novos fios e auxiliando o crescimento dos já existentes. Acredito que ele funcione mais ou menos como funciona no intestino da pessoa... desobstruindo a passagem. Quando eu era criança a minha avó fazia uma espécie de azeite de mamona que minha mão dava a mim como expectorante e desentupia meus pulmões.  Novamente a mesma logica de desobstrução.

Apesar de não haver comprovação, é possível encontrar aos montes no youtube quem tenha feito o desafio do óleo de rícino medindo o cabelo de tempos em tempos. E de fato os resultados são impressionantes.  Eu mesma fiz o teste, usei durante 2 meses, 2 vezes por semana e apesar de não ter medido certamente posso dizer que meu cabelo cresceu com uma velocidade acima do normal.


Como se trata de um óleo 100% natural resolvi tentar sem compromisso porque na pior das hipóteses ia ficar com o cabelo super hidratado. E não deu outra! Na primeira semana de aplicação era visível a diferença de brilho, hidratação e leveza do meu cabelo. Parecia magica.

A aplicação é simples, em forma de umectação, e para crescimento dos cabelos é necessário uso de uma a duas vezes por semana deixando agir no cabelo por pelo menos 2 horas. Mas devo dizer que nem tudo são flores... esse óleo tem um cheiro nada agradável! Porém, é um cheiro fraco, eu me acostumei com o cheiro já na segunda aplicação (na primeira quase puxei uns vômitos, se fosse forte eu tava ferrada!).  O óleo de rícino é bem espesso, por isso para facilitar a aplicação sem danificar os cabelos, você pode misturá-lo a outro óleo vegetal  (azeite, óleo de coco, etc) ou aquecê-lo um pouco, que é o que eu fazia, colocava numa vasilha de vidro e levava ao micro-ondas por poucos segundos.  Para mim, o mais fácil foi aplicar durante a noite e dormir com ele na cabeça. E se for fazer o mesmo tenho uma dica para você: separe uma fronha velha e use-a somente para os dias da umectação pois apesar de ser um cheiro fraco é um tratamento longo e pode deixar suas fronhas queridas mal cheirosas por um tempo longo.

Pra quem não sabe como funciona uma umectação é o seguinte: antes da lavagem do cabelo, aplique o óleo (aquecido), uniformemente por todo o cabelo e couro cabeludo (pode aplicar só na raiz para o crescimento mas eu não aconselho pois a aparência do cabelo muda mesmo e vale a pena hidratar tudinho) massageie toda região da raiz do cabelo por alguns minutos para facilitar a penetração do óleo, coloque uma touca simples, e após o tempo que achar adequado, lave os cabelos muito bem com um shampoo transparente, pois como sabemos esses são de limpeza profunda diferente dos perolados e “leitosos”, mas atenção, shampoos transparentes às vezes são também anti-resíduos e dependendo do seu tipo de cabelo esse shampoo pode ser uma péssima escolha e desidratar seus cabelos. Se quiser só hidratar as madeixas pode também colocar umas gotas do óleo no seu condicionador.

Em minhas pesquisas mais recentes encontrei relatos de que esse óleo maravilhoso, ajuda na prevenção de alguns tipos de caspa, crescimento de cílios e sobrancelhas, secamento de espinhas  hidratação de pele do corpo e rosto (misturado no creme de hidratante), fortalecimento de unhas e muito mais. Tá bom ou quer mais? Mais? Te digo mais.. você encontra esse milagroso óleo em qualquer farmácia (afinal é um laxante natural) por volta de 2,50 o potinho de 30 ml. Então...quase que não custa nada tentar né meninas?

E então quem anima de fazer o desafio de crescimento? Eu mesma estou para fazer novamente e dessa vez vou registrar! Registra você também e compartilha com a gente!

0 comentários:

Postar um comentário