4 de dez. de 2013

Micro-ondas

Muitas pessoas têm micro-ondas e não fazem ideia do poder que esse aparelho tem de nos economizar tempo na cozinha! Outras têm medo porque tal material explode, o outro dá câncer, o outro derrete, e por aí vai... Acabam desperdiçando um aparelho tão útil usando apenas para descongelamento e pipoca. Tudo é questão de saber usar e para isso nosso grande amigo Google está a nossa disposição. E nós do Diários de Feminices também, por isso reunimos no post de hoje dicas muito úteis para mudar seu modo de ver esse aparelho (se já não conhece suas façanhas!).

Saibam que o micro-ondas é um grande aliado na cozinha. Desde o cozimento de legumes (às vezes muito mais gostoso do que no fogão) até receitas mais elaboradas como bolos, tortas, pudins, risotos, etc. A grande vantagem é que ele cozinha os alimentos em muito menos tempo (um bolo assa em média em 10 minutos, por exemplo) e sabendo como proceder com cada tipo de alimento, é possível ganhar muito tempo no preparo de alimentos.




Darei pequenos exemplos do dia a dia onde você pode inserir o micro-ondas na sua rotina:

Strogonoff (ou até mesmo carne ensopada)? Cozinhe o frango no micro-ondas em menos de 10 minutos! Disponha os pedaços num prato e deixe que ele faça o resto.

Maionese ou salada de legumes? Cozinhe os legumes no micro-ondas em tempo hábil e sem perder nada em sabor! Adicione um pouco de água os seus legumes (o suficiente para umedecer apenas) e cubra com um plástico filme próprio para micro-ondas ou uma tampa. Mas lembre-se de deixar uma pequena abertura para que o vapor tenha como sair.

Sobremesa? Pudins e bolos diversos podem ser levados ao micro-ondas sem problemas! Tempo médio de cozimento é 10 minutos!

Lanche da tarde? Conheça a enorme variedade de lanches de caneca que estão surgindo no momento! Tempo médio de cozimento 5 minutos!!

Outra grande vantagem do micro-ondas é a mágica que ele faz ao requentar alimentos, usado da maneira certa você vai achar que está comendo comida fresca! E essa é mais uma característica que pode ser usada a seu favor no dia a dia, por exemplo, cozinhando grandes quantidades de comida e congelando em porções para o momento que não tiver condições de fazer.


Mais dicas importantes:

  • O micro-ondas é um pouco diferente do fogão ou do forno, nele é preciso interromper de vez em quando o preparar para misturar, pois só assim você terá um cozimento perfeito.

  • IMPORTANTE: Tenha em mente que cada micro-ondas é único  por mais que seja o mesmo modelo e fabricante pode ter uma variação de potencia e o tempo de preparo pode variar, por isso sempre coloque menos tempo que o pedido (geralmente uso a metade) e só depois se preciso adicione o tempo que resta.

  • Alimentos com “peles” como linguiça, batata, pimentão, ovos e etc, podem ser preparados no micro-ondas mas sempre devemos furar com um palito essa “pele”, ou o vapor pode fazer com que o alimento exploda. Como o ovo que JAMAIS deve ser colocado no micro-ondas com casca! (experiência própria gente, a casa fede a peido por uma semana! rsrs)

  • Potencias: As potencias do micro-ondas são correspondentes as chamas do fogão alta, média e baixa, e elas tem diferentes funcionalidades que sempre devem ser usadas e observadas segundo cada receita.

  • Utensílios: Já sabemos que nem tudo pode ir ao micro-ondas, como alumínio, caixas de leite ou potes plásticos impróprios. Por isso, ao comprar uma vasilha, procure na embalagem se ela pode ser usada no microondas, se não tiver nenhum indicativo de que pode, melhor não arriscar.


Utilidades inusitadas:

  • Desinfetando esponjas: Sabe aquela esponja mal cheirosa que você deveria jogar fora? Ela tem uma salvação, mergulhe a esponja no vinagre e suco de limão e leve para o micro-ondas por 1 minuto, retire com uma luva para não se queimar.
  • Desinfetando tábuas de Carne: Passe limão na superfície e leve para o micro-ondas por 1 minuto.

  • Descritalize Mel: Resolveu usar o mel e descobriu que ele cristalizou? Resolva o problema colocando o mel para aquecer por 30 segundos a 1 minuto.

  • Retire sumo de frutas citricas: Coloque limões ou laranjas por 20 segundos no micro-ondas para tirar maior proveito do suco da fruta.


Como muitas outras coisas, é melhor quando a gente pega prática. Se não tem prática ou certeza, é melhor pesquisar antes! Pois assim como o fogão, o micro-ondas pode ser perigoso. Mas assim como o fogão vale muito a pena saber usar!!! Com o tempo você já pensa automaticamente, qual a melhor potencia para cada tipo de alimento, qual tempo necessário de cozimento, etc. Até porque, como já disse, cada micro-ondas é diferente, portanto, de qualquer maneira você vai precisar conhecer a potência do seu para melhor usá-lo.

Como já disse em um post anterior, tem um canal super legal com receitas de micro-ondas! O Microso brevivencia. E um canal que explora muito as utilidades do micro-ondas (inclusive de onde tirei diversas dicas dessas) é o Receitas de Minuto onde vocês vão encontrar muitas outras dicas relacionadas a micro-ondas e outras técnicas de simplificar sua vida na cozinha.


Tooooop 5!

1 comentários:

Anônimo disse...

Adoorei! É verdade, o micro-ondas ajuda muuito!
bjooo
www.violetasroxas.com

Postar um comentário